Como é que é de verdade? O jogo livre de conceitos

Autores/as

  • Walderez Soarez Melão

Resumen

Este relato tem o objetivo de mostrar como foi feita, em uma classe de 7ª série, a instalação de um ambiente inspirado no livro Pruebas e refutaciones – La lógica del descubrimiento matemático de Imre Lakatos e relatar as discussões ocorridas durante o trabalho de produzir uma definição de polígono para posterior estudo das diagonais. A pretensão é também mostrar como pode ser fascinante e produtivo o trabalho com a matemática desse modo. O assunto tratado nas aulas deste relato não admite a aplicação da heurística da descoberta de Lakatos (GARNICA, 1996) pois não parece cabível falar de “descobrir” conceitos. A relação com o pensamento lakatosiano faz-se pela via do relativismo dos conceitos matemáticos bem como pela discussão do rigor matemático.

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Publicado

2018-01-09

Cómo citar

Melão, W. S. (2018). Como é que é de verdade? O jogo livre de conceitos. Educação Matemática Em Revista, (15), 14-19. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1069

Número

Sección

Artigos