Metodologia para o uso da informática na Educação

Authors

  • Elizabeth Magalhães de Oliveira Unicapital e Uniban

Abstract

Este artigo é fruto a pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação, intitulada "A informática na construção do conhecimento e a formação de professores", pela UMESP-SP, na qual se destaca a importância da metodologia do uso de informática na educação, sob o ponto de vista construcionista, concepção esta pensada por Seymour Papert a partir do construtivismo de Piaget. A construção do conhecimento, segundo Piaget, propõe uma reflexão perante as observações e atuações do indivíduo, codificadas nas suas vivências, depurando sua lógica e percepção. Para Papert (1985), essa construção se concebe pela participação de um instrumento, o computador, mediado intencionalmente para este fim, o de construir conhecimento. Nesse foco, a prática do professor perante as tecnologias precisa ser cuidadosamente verificada, mais especificamente, o uso do computador, tanto no método como na teoria de aprendizagem, para que se proceda adequadamente à construção do conhecimento. A atuação do professor mediante o uso de meios eletrônicos requer um resgate da didática de odos os tempos, para uma adaptação ao contexto atual, em que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares enquanto mecanismo importante ao processo de educar, compreender e aprender. A metodologia aqui proposta é flexível privilegiada pela trajetória do pensamento e pela prática educativa, sempre na concepção de construção do conhecimento a partir da interatividade do aluno com o objeto de estudo e da mediação do professor com suas propostas pedagógicas adequadas ao processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-08-07

How to Cite

de Oliveira, E. M. (2017). Metodologia para o uso da informática na Educação. Educação Matemática Em Revista, (23), 57-67. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/953

Issue

Section

Artigos