O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: análise de propostas desenvolvidas no Ensino Médio

Authors

  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR
  • Érika Janine Maia Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O objetivo do artigo foi o de descrever e analisar propostas de ensino de Matemática na abordagem da resolução de problemas, desenvolvidas no ensino médio, apresentadas em dissertações e teses. Como procedimento de investigação, foram adotados os pressupostos da pesquisa bibliográfica. A partir do levantamento da totalidade de pesquisas acadêmicas sobre o tema, escolheu-se analisar aquelas referentes ao mestrado profissionalizante, o que correspondeu a quatro dissertações. Os resultados mostraram que a condução das propostas de ensino de três pesquisas foi voltada ao ensinar para resolução de problemas, considerada uma forma inadequada. Apenas uma dissertação realizou a condução de sua proposta de ensino na abordagem no ensinar via resolução de problemas. Concluiu-se que não basta apenas adotar o problema como ponto de partida. É necessário evitar dar modelos aos alunos para serem seguidos ou mesmo evitar utilizar os problemas para rever conteúdos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos e formação de professores que ensinam Matemática.

Érika Janine Maia, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de MAringá, UEM-PR.

Published

2018-03-25

How to Cite

Proença, M. C. de, & Maia, Érika J. (2018). O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: análise de propostas desenvolvidas no Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, 23(57), 92-112. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/936