Vídeos Digitais nos Trabalhos de Modelagem Matemática

Authors

  • Nilton Silveira Domingues Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Marcelo de Carvalho Borba Universidade Estadual Paulista - UNESP

Abstract

Este artigo consiste em um recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor, sob a orientação do segundo autor, e trata do uso de vídeos em projetos de Modelagem, na disciplina de Matemática Aplicada para um curso de Ciências Biológicas. Porém, trabalhos como este podem ser desenvolvidos no Ensino Médio. Tem-se como objetivo discutir as possibilidades do uso de vídeos em trabalhos de Modelagem Matemática. A Modelagem é entendida como uma perspectiva pedagógica na qual o estudante participa da escolha do tema a ser estudado. Os vídeos foram visualizados durante a apresentação oral dos trabalhos de Modelagem Matemática e entregues como parte do trabalho final da disciplina. Os dados para a pesquisa foram construídos através de questionários, entrevistas e observação participante e a análise dos dados ocorreu por meio da triangulação de dados, porém, para esse artigo, os autores trouxeram um recorte apenas das entrevistas. Os vídeos proporcionaram outra dimensão aos trabalhos de Modelagem Matemática, tais como: ganho visual durante a apresentação do trabalho, influência na escolha do tema que consistiu em uma produção para divulgar uma área de pesquisa, fundamentação teórica do trabalho escrito substituindo a pesquisa usual realizada em livros e sites, dentre outras. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilton Silveira Domingues, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Natural de Catanduva, SP. Fez Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro, onde investiga o uso de vídeos em Educação Matemática. Ministrou aulas no Ensino fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, modelagem, tecnologias digitais, metodologia de pesquisa qualitativa e performance matemática digital, tendo diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em quatorze países. Participou de diversas atividades de programas de pós-graduação em diversos países. É coordenador do projeto CAPES-Colciências (Brasil-Colômbia), financiado pela CAPES e colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Tem diversos projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. Foi editor do BOLEMA, no período de 2000-2007. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros ?Tendências em Educação Matemática?. Atualmente é coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2017) e bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.

Published

2017-04-27

How to Cite

Domingues, N. S., & Borba, M. de C. (2017). Vídeos Digitais nos Trabalhos de Modelagem Matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 38-50. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/723