Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem

Authors

  • Everaldo Gomes Leandro UFSCAR
  • Rodrigo Ferreira Lima UFJF
  • Tarcísio de Souza Lima UFJF
  • Lauriza Quina Barreto do Nascimento UFJF

Abstract

Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-04-27

How to Cite

Leandro, E. G., Lima, R. F., Lima, T. de S., & do Nascimento, L. Q. B. (2017). Luz, câmera, ação. quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 99-108. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594

Issue

Section

Relatos de Experiência