Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais

Authors

  • Leila Pessôa Da Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Enio Freire de Paula ; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP), Presidente Epitácio, São Paulo, Brasil
  • Lúcia de Fátima Durão Ferreira Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Abstract

Este relato objetiva apresentar a constituição, as características, dinâmicas de trabalho e reflexões da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer das ações junto aos Planos de Ação (PAs), submetidos ao Programa de Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ofertado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM – FormAção), no período 2020-2021. A análise interpretativa foi realizada a partir de documentos como editais, planos de ação, relatórios e observações/acompanhamento das formações.  Constatamos a importância da CAAc a partir da sua constituição, com representatividade regional e investigativa, da dinâmica de trabalho adotada com produção de documentos, do acompanhamento particularizado dos PAs e das reflexões realizadas. Em particular para os docentes deste nível de ensino, carentes de ações formativas no campo da Educação Matemática, sugere-se que a SBEM avalie a possibilidade de tornar o FomAção uma iniciativa regular, sempre com acompanhamentos de pesquisadores(as) da SBEM.

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Published

2022-06-24

How to Cite

Da Costa, L. P., Freire de Paula, E. ., & Durão Ferreira, L. de F. . (2022). Reflexões a respeito dos trabalhos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa SBEM FormAção Anos Iniciais. Educação Matemática Em Revista, 27(75), 5-14. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3081

Issue

Section

Relatos de Experiência