Para que existem padrões?

Ensino de matemática a partir de pressupostos freireanos em uma classe hospitalar

Authors

  • Eunice Cajango Secretaria de Educação do Pará
  • Elielson Ribeiro de Sales Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2942

Abstract

Este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica fundamentada em pressupostos freireanos como uma possibilidade didática para o ensino de matemática em uma classe hospitalar. Para tanto, descrevemos uma atividade desenvolvida a partir do tema gerador Para que existem padrões?, com o objetivo de dialogar sobre questões referentes à identidade ética e estética de um grupo de educandas em tratamento de saúde, relacionando-a à compreensão de unidades de medida. A investigação qualitativa foi realizada em uma classe hospitalar vinculada à Secretaria de Educação do Pará, situada em Belém, com base em princípios da comunicação matemática a partir da escuta ativa. Concebemos que, a partir da abordagem não-hierarquizada de saberes vinculados ao tema gerador, foi possível propiciar às educandas um ambiente de aprendizagem no qual suas vivências e reflexões foram valorizadas, contribuindo para a construção de conhecimento matemático amparado em uma visão crítica e ética de padrões historicamente constituídos.

Palavras-chave: Classe Hospitalar. Educação Matemática. Princípios Freireanos. Escuta Ativa. Temas geradores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eunice Cajango, Secretaria de Educação do Pará

Licenciada em Matemática - UFPA (2003) . Especialista em Educação Matemática - NPADC/UFPA (2005). Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas - IEMCI /UFPA (2016) e doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas - IEMCI /UFPA, sob orientação do Prof. Dr. Elielson Ribeiro Sales. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Pará. Tem interesse em pesquisas em educação matemática e em educação especial, com ênfase em processos educacionais voltados a pessoas em tratamento de saúde, diferença e inclusão.

Elielson Ribeiro de Sales, Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1996), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará no Curso Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), membro fundador do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Consultor ad hoc da CAPES. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Published

2022-05-16

How to Cite

Cajango, E., & Sales, E. R. de. (2022). Para que existem padrões? : Ensino de matemática a partir de pressupostos freireanos em uma classe hospitalar. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 132-144. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2942