Descoberta de Tesouro por meio de QR Code

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.2471

Abstract

Nesse artigo teve-se como objetivo apresentar estratégias e meios de criação de jogos por meio do App (aplicativo) QR Code, para atender às necessidades específicas de alunos matriculados no Atendimento Especializado de uma escola pública na cidade de São Luís - MA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada com 62 estudantes do ensino fundamental menor. Os resultados revelaram que a criação de jogos digitais por meio de QR Code trouxe vários benefícios para os alunos envolvidos na experiência, dentre eles: concentração, estimulação da coordenação motora, acesso lúdico ao conteúdo dos componentes curriculares, além de habilidades necessárias para conseguirem assimilar as situações-problema propostas no ensino de matemática, facilitando, assim, o processo de resolução das atividades propostas. Dessa forma, pode-se concluir que a alternativa investigada poderá ser um diferencial na execução de trabalhos na sala de recursos multifuncionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosangela dos Santos Rodrigues, UFMA

Mestranda - Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica-UFMA. Professora de Atendimento Educacional Especializado da Rede Estadual do Maranhão. Professora da Faculdade de Ensino Superior do Maranhão-FESCEMP. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Santa Fé - GSF- MA, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade Estácio de Sá. Formadora do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: GEPEVI - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Escola de Vigotski. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: GEPEMCIPS - Grupo de Estudos em Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Alfabetização Matemática, Educação Infantil e Educação Especial Inclusiva, atuando também nas respectivas áreas com a Formação de Professores.

Raimundo Luna Neres, UFMA -Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Matemática e Formação Continuada de Professores de Matemática. https://orcid.org/0000-0001-9082-7885.

Published

2021-10-19

How to Cite

dos Santos Rodrigues, R., & Luna Neres, R. (2021). Descoberta de Tesouro por meio de QR Code. Educação Matemática Em Revista, 26(72), 111 - 124. https://doi.org/10.37001/emr.v26i72.2471