O Ensino de Proporcionalidade com uma Abordagem Lúdica por meio da Robótica Educacional

Authors

  • Roberta Alvarenga dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. http://orcid.org/0000-0002-6794-4554
  • Luiza Ressiguier Gripp Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Tatiana Corrêa Campos Barreto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2422

Abstract

A postura inovadora do docente é essencial para a construção do conhecimento fugindo do método tradicional. A montagem de um robô, bem como sua programação, certamente atrai o interesse dos alunos, visto que é um método inovador. Uma atividade usando robótica educacional, além do conteúdo planejado ser ensinado, também proporciona o desenvolvimento de criatividade e coletividade ao trabalhar em equipe. Em contato com o kit LEGO Mindstorms Education NXT 9797, os alunos se tornam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, tendo noções de programação e conhecem diferentes aplicações do conteúdo de matemática na área de robótica. Este artigo tem como objetivo utilizar a abordagem lúdica, por meio da robótica educacional, como método facilitador e potencializador de ensino e incentivar a construção do conhecimento compartilhado. Os resultados apontaram o sucesso do uso da robótica aliada à educação, método que motiva e auxilia a concretização do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberta Alvarenga dos Santos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Mestre em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2018). Especialista em Docência no Século XXI, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (2013). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). Atualmente é professora de matemática da SEEDUC, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora e do Centro Educacional de Campos. Também atua como supervisora das disciplinas de estágios supervisionados no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Luiza Ressiguier Gripp, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Licencianda em matemática na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Tatiana Corrêa Campos Barreto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Licencianda em matemática na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Published

2021-12-30

How to Cite

Alvarenga dos Santos, R. ., Ressiguier Gripp, L. ., & Corrêa Campos Barreto, T. . (2021). O Ensino de Proporcionalidade com uma Abordagem Lúdica por meio da Robótica Educacional. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 170 - 181. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2422