Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva

Authors

  • Teodora Pinheiro Figueroa
  • Eliane Maria De Bortoli Fávero
  • Braian Lucas Camargo Almeida
  • Josiane Rodrigues dos Santos

Keywords:

Matemática Inclusiva, Tecnologias de Informação e Comunicação, Materiais Concretos.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Figueroa, T. P., De Bortoli Fávero, E. M., Camargo Almeida, B. L., & dos Santos, J. R. (1). Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva. Educação Matemática Em Revista, (32), 52 - 60. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207

Issue

Section

Artigo Teórico