Professores que ensinam matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento dos trabalhos publicados em dois eventos representativos da área
Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo buscar as produções acadêmicas que auxiliassem a encontrar caminhos de fortalecimento para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, fez-se um mapeamento, do tipo Estado do Conhecimento, dos trabalhos apresentados nas seis últimas edições do ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática e do SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática. Os dados mostraram que, a partir da recorrência de alguns referenciais teóricos, há uma preocupação com reflexões a partir dos saberes docentes e a constituição de sua identidade, com foco nos conhecimentos sobre o conteúdo a ser ensinado, bem como no conhecimento pedagógico, curricular ou dos contextos educativos. Os dados revelaram, ainda, o quanto os professores necessitam de formação, não por desconhecerem seu ofício ou os conteúdos que devem ensinar, mas pela evolução constante nos processos educativos.