Conexões entre formação docente, neurociência e inclusão de estudantes cegos em escolas do Ensino Médio em Rio Branco - Acre

Authors

  • Salete Maria Chalub Bandeira Universidade Federal do Acre
  • Evandro Luiz Ghedin
  • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra

Keywords:

Formação Inicial de Matemática. Deficiência Visual. Neurociência. Prática Pedagógica. Inclusão.

Abstract

O caminho para formar professores de Matemática para a inclusão faz parte de uma pesquisa de doutorado defendida na Universidade Federal do Acre, em 2015, com o objetivo de identificar e utilizar espaços físicos, tempos, conceitos e práxis pedagógica mediada pelos processos cognitivos da reflexão, no contexto da Formação Inicial de Docentes de Matemática, com a possibilidade da construção de saberes para incluir cinco estudantes cegos em escolas de Ensino Médio, ao invés de sua simples integração escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, com ciclos de planejamento, ação e avaliação/reflexão se sucedendo em três fases: diagnóstico, intervenção e avaliação. Como resultados, destacam-se: o desenvolvimento profissional da formadora por meio da pesquisa; a construção de saberes e identidade profissional de docentes em formação inicial; a mudança de paradigma passando de uma adaptação/integração de deficientes visuais para a efetiva inclusão em aulas de Matemática; a avaliação participativa de processos e produtos; no âmbito das escolas, tornou-se possível o diálogo sobre a inclusão e, das disciplinas de Práticas de Ensino de Matemática (UFAC), uma prática inserida na realidade escolar. A pesquisa aponta que há a necessidade de criar uma política universitária que implique mudanças no currículo da formação para que as disciplinas de inclusão constem como ofertas a partir do primeiro ano de curso e a formação de formadores para a educação na diversidade. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Salete Maria Chalub Bandeira, Universidade Federal do Acre

Professora efetiva da Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação Ciências e Matemáticva pela REAMEC - UFMT.

Atua com Neurociência e a Educação Matemática Inclusiva.  Formação Inicial e Deficiência Visual.

Tecnologia Assistiva Formação docente;

Tecnologias da Informação e Comunicação,Tecnologias Móveis e Digitais com vídeo aulas no ensino de Matemática.

Desde 2015 professora no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. 

Disciplinas Tecnologia e Materiais Curriculares no ensino de Matemática;

Práticas Inclusivas e a (Re) Construção da Prática Pedagógica no Ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Matemática (Deficiência Visual).

Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra

Docente da UFAC e do MPECIM UFAC.

Pesquisas com Práticas Culturais em Educação Matemática

Published

2019-12-22

How to Cite

Bandeira, S. M. C., Ghedin, E. L., & Bezerra, S. M. C. B. (2019). Conexões entre formação docente, neurociência e inclusão de estudantes cegos em escolas do Ensino Médio em Rio Branco - Acre. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 224-240. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2008

Issue

Section

Educação Matemática na Escola Inclusiva