Métodos Combinados: sala de aula invertida e peer instruction como facilitadores do ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1968Abstract
Este trabalho trata do uso da combinação de duas metodologias ativas de aprendizagem: A Sala de Aula Invertida e a Peer Instruction para o aprendizado de Matemática no Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi investigar a eficácia da aplicação dos métodos de forma combinada, durante as aulas de matemática para alunos do 2° ano do Ensino Médio, de forma interativa, tornando os alunos agentes e participativos no processo de aprendizagem e otimizando o tempo em sala de aula. A Sala de Aula Invertida, consiste em inverter a dinâmica da aula dos alunos, ou seja, eles fazem em casa o que tradicionalmente realizam em sala de aula e em sala de aula realizam as atividades que eram feitas em casa. Enquanto a Peer Instruction constitui da resolução de exercícios pelos alunos, após o professor apresentar uma questão, os mesmos a resolvem individualmente e, dependendo do resultado (percentual de acertos da sala), discutem a questão em grupo. Na abordagem dos métodos de forma combinada, o processo de avaliação e o feedback são imediatos durante as aulas de Peer Instruction por meio da ferramenta Plickers, aplicativo gratuito que tabula em tempo real as respostas dos alunos, propiciando feedback imediato. Os resultados quantitativos mostram que a combinação dos métodos tem impactos positivos sobre a aprendizagem dos alunos, pois os mesmos, demonstram ganhos de aprendizagem, melhoria no relacionamento interpessoal, dinamismo e interesse nas aulas.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2020-03-31
How to Cite
Freire, H. V. D., & Romão, E. C. (2020). Métodos Combinados: sala de aula invertida e peer instruction como facilitadores do ensino da matemática. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 153 - 168. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1968
Issue
Section
Artigos