Formação de professores em Matemática: estado da arte das publicações sobre o PNAIC
Abstract
O governo brasileiro investiu grandes esforços na produção de materiais e desenvolvimento de processos de formação de professores do Ciclo de Alfabetização em Matemática. Assim, cabe pensar, quais estudos foram realizados sobre o Pnaic de matemática e o que eles apontam sobre o impacto desse processo de formação para professores e alunos? Nesse sentido, este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic como política pública para a formação de professores dos três primeiros anos de escolaridade de alunos brasileiros a partir do que foi publicado em artigos científicos, trabalhos de conclusão de cursos e anais de congresso. Os muitos textos analisados acabam por revelar que para além de contribuições no fortalecimento da relação dos alfabetizadores com os objetos matemáticos dos anos iniciais, a formação favoreceu, em muitos casos, que ocorressem transformações na organização do trabalho pedagógico e das naturezas da percepção do ambiente alfabetizador, da coordenação pedagógica e planejamento, inserção do lúdico e, por vezes, um maior envolvimento da família na busca da compreensão dos processos que envolvem a alfabetização matemática e suas relações socioculturais. Assim, o Pnaic, segundo esses textos, tem contribuição mais ampla que a própria alfabetização para os complexos desafios educacionais.