Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?

Authors

  • Joseli Alves da Silva UFRJ SEEDUC/RJ SME-NI/RJ
  • Claudia Coelho de Segadas-Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

Educação Inclusiva. Surdez. Ensino de Matemática

Abstract

A surdez em sala de aula é uma condição que traz novos desafios à atividade docente. Este artigo apresenta um estudo ligado a uma pesquisa de Mestrado no Ensino de Matemática, cujo foco foi conhecer, dos professores que ensinam Matemática, quais são suas percepções e reflexões em relação ao aluno surdo incluído em sala de aula regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 55 professores. A pesquisa buscou conhecer as inquietações trazidas por esses professores para atender os alunos surdos e as complexidades encontradas para que estruturassem um planejamento com recursos pedagógicos adequados. Os resultados apontaram que os professores não tiveram uma formação inicial e nem continuada a respeito das especificidades que envolvem a temática da surdez. Conclui-se que há a necessidade de integrar a Educação Inclusiva nos currículos de formação de professor e de investir em pesquisas e em políticas públicas específicas para isso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joseli Alves da Silva, UFRJ SEEDUC/RJ SME-NI/RJ

Doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)

Professora pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).
Professora Regente de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu-RJ (SEMED).

Claudia Coelho de Segadas-Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada- Instituto de Matemática- UFRJ

Published

2019-12-22

How to Cite

Silva, J. A. da, & Segadas-Vianna, C. C. de. (2019). Aluno surdo incluído na sala de aula regular: que percepções e reflexões apontam os professores que ensinam matemática?. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 81-96. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1945

Issue

Section

Educação Matemática na Escola Inclusiva