Educação Matemática Inclusiva: um olhar retrospectivo para os artigos do VI e VII SIPEM

Authors

Abstract

Este artigo teórico tem como objetivo realizar um estado da arte dos estudos que trabalham a temática Educação Matemática Inclusiva no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), sob a interrogação: O que se revela da pesquisa do GT13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática, a partir dos trabalhos publicados no VI e VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, SIPEM? Dessa forma, o presente estudo foi estabelecido sob uma abordagem qualitativa de pesquisa, seguindo os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional, com a qual foram localizados 38 estudos. O material analisado é decorrente dos anais de dois seminários. Dentre os resultados, destaca-se que os estudos têm explorado três tendências: Educação Matemática Inclusiva para Estudantes (EMIpE); Educação Matemática Inclusiva para Professores (EMIpP) e Educação Matemática Inclusiva para uso de Recursos Didáticos (EMIpRD).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA -Campus Santana do Araguaia

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professor Mestre Assistente da área temática Educação Matemátina na UNIFESSPA/Santana do Araguaia.

Published

2019-12-22

How to Cite

Lima, R. F. (2019). Educação Matemática Inclusiva: um olhar retrospectivo para os artigos do VI e VII SIPEM. Educação Matemática Em Revista, 24(64), 148-163. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1903

Issue

Section

Educação Matemática na Escola Inclusiva