Ensinando áreas e volumes por equicomposição

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Abstract

Neste artigo, apresenta-se o teorema de Wallace-Bolyai-Gerwien e o terceiro problema de Hilbert para analisar o cálculo de áreas e de volumes por meio da equicomposição. Pesquisou-se alguns livros didáticos de matemática, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2015 e 2017 para avaliar o quanto a equicomposição de polígonos e de poliedros é explorada no cálculo de áreas e de volumes. Como resultado, observou-se que todos os autores das obras analisadas para o Ensino Fundamental – Anos Finais abordam a equicomposição no cálculo de áreas, o mesmo não ocorrendo no cálculo de volumes nas obras para o Ensino Médio. Sugere-se também atividades lúdico-manipulativas para o Ensino Fundamental – Anos Finais e para o Ensino Médio, explorando a equicomposição em duas e em três dimensões com o uso do tangram e do cubo-tangram.

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Author Biographies

Rudimar Luiz Nós, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba

DAMAT - Departamento Acadêmico de Matemática

Áreas: Ensino de Matemática, Matemática, Matemática Aplicada, Análise Numérica

Flavia Mescko Fernandes, Editora Positivo

Assessoria Pedagógica

Áreas: Ensino de Matemática, Matemática.

Published

2019-10-21

How to Cite

Nós, R. L., & Fernandes, F. M. (2019). Ensinando áreas e volumes por equicomposição. Educação Matemática Em Revista, 24(63), 121-137. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1805

Issue

Section

Atividades para Aula de Matemática