EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1760

Abstract

Os jogos ganharam grande visibilidade no ensino como ferramenta de apoio didático. O uso de jogos na EJA dos anos iniciais ainda carece de estudos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar com base nos pressupostos da Andragogia, se o uso de jogos como estratégia didático-pedagógica facilita a aprendizagem de adultos. A pesquisa foi realizada numa escola municipal, localizada no Estado de São Paulo, numa classe de EJA anos iniciais, 5ª fase, totalizando 15 alunos, com idades entre 23 e 62 anos. Foi aplicada uma sequência didática com jogos matemáticos, que envolviam os conteúdos de algoritmos da multiplicação e divisão e do raciocínio lógico-matemático. Os dados coletados constituíram dos resultados das avaliações realizadas antes e depois da aplicação da sequência didática. Dos resultados obtidos até o momento, pode-se afirmar que o uso dos jogos aliado aos pressupostos da Andragogia no ensino de Matemática para adultos foi um facilitador na aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Auxiliadora Motta Barreto, Universidade de São Paulo

Depto de Ciëncias Básicas e Ambientais


Published

2020-03-31

How to Cite

de Morais, J. M., & Barreto, M. A. M. (2020). EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 39- 51. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1760