Uma discussão sobre a Regra de sinal na multiplicação de números inteiros com estudantes do ensino fundamental

Authors

Keywords:

Ensino de Matemática, Regra de sinais, ábaco dos inteiros

Abstract

Este texto tem por objetivo analisar as potencialidades do ábaco dos inteiros na produção do conhecimento matemático no decorrer do estudo da regra de sinal da operação de multiplicação. Para tanto, a partir de tarefas que realizamos com estudantes da Educação Básica, apresentamos uma análise sobre o sentido do fazer matemático na postura investigativa pautados, principalmente, nas ideias de Ponte (2000). Nessa perspectiva metodológica o professor é desafiado a provocar a postura investigativa no aluno propondo-lhe tarefas que abram a oportunidade de exploração e diálogo. Espera-se que, por meio da discussão, se possa contribuir com a prática de ensino de matemática de professores do Ensino Fundamental que desejem explorar com seus alunos tarefas investigativas indo além do fazer repetitivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-03-31

How to Cite

Shintani, R. M., de Jesus, F. M., Mondini, F., & Paulo, R. M. (2020). Uma discussão sobre a Regra de sinal na multiplicação de números inteiros com estudantes do ensino fundamental. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 215 - 227. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1748

Issue

Section

Relatos de Experiência