Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica

Autores

  • Danubia Sebastião Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Graziela Fatima Giacomazzo Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que buscou identificar o uso da Lousa Digital (LD) no contexto da Educação Matemática no ensino superior, a partir de publicações em artigos científicos no intuito de compreender as abordagens e os “usos” da LD nesse campo de atuação. Como viés teórico propositivo, o estudo fundamenta-se na abordagem “sociotécnica” no que se refere a adoção das tecnologias na educação, evidenciando o conceito de “tecnologias” na concepção crítica proposta pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Compreende-se que vincular as tecnologias nas propostas de ensino demanda a priorireconhecer e identificar nas práticas qual a abordagem e sob que conceitos de tecnologias se está trabalhando. A análise recai nas produções científicas que abordam o recurso tecnológico denominado Lousa Digital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danubia Sebastião, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação pela Unesc (2017). Graduação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2012). Tem experiência no ensino público municipal e estadual na área de Matemática, no ensino fundamental anos finais.Atualmente leciona Cálculo Numérico na Universidade do Extremo Sul Catarinense, além da disciplina de Estatística nas modalidades a distância e presencial, também na UNESC.

Graziela Fatima Giacomazzo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Setor de Educação a Distância (SEAD UNESC). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital - CNPq/UNESC, membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade CNPq/UFRGS/PPGEDU FACED e do Grupo de Estudos Universitários (GEU UNESC). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Docente na Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciência e Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2000 - Graduação e Pós-Graduação Sricto Sensu (Mestrado). Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologias. Contextos Educativos Digitais. Educação a Distância. Conhecimento, Pesquisa e Tecnologias. Processos Educativos e Inovação. 

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Sebastião, D., & Giacomazzo, G. F. (2018). Lousa digital e educação matemática: análise das produções científicas na perspectiva sociotécnica. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 64-79. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/977

Edição

Seção

Artigos