A formação de professores e a composição dos enunciados de questões matemáticas na década de 1950

Autores

  • Waléria Adriana Gonçalez Cecílio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0003-3759-0377

Resumo

Este estudo tem como finalidade iniciar uma discussão sobre quais tipos de enunciados de questões matemáticas eram disseminados no curso deformação de professores da escola primária e prescritos pela Instrução Públicaparanaense, mais particularmente durante a consolidação da Escola Nova no Paraná. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural. Apoiada nos estudos de Chartier (1990), Julia (2001), Hébrard (2001), Chervel (1990) e Frago (2008), a pesquisa valeu-se da análise de regulamentos, relatórios e cadernos. Foi possível constatar que, no período estudado, intensificou-se a oposição à escola tradicional no Paraná. Nesse sentido, os cursos de formação de professores passaram a refletir sobre quais tipos de questões e enunciados deveriam compor as atividades relacionadas à matemática. As práticas de enunciados matemáticos, adotadas no período, ao que tudo indica, trouxeram para a matemática um elemento relevante: o uso de problemas aplicados à vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR, Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela PUCPR e Licenciada em Matemática pela UTP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares – GPHDE e do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – GHEMAT.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCP.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Cecílio, W. A. G., & Vieira, A. M. D. P. (2018). A formação de professores e a composição dos enunciados de questões matemáticas na década de 1950. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 50-63. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/968

Edição

Seção

Artigos