Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática

Autores

  • Gileade Cardoso Silva Universidade de Brasília
  • Cristiano Alberto Muniz Universidade de Brasília
  • Milene de Fátima Soares Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Subjetividade. Jogos. Aprendizagem matemática. Mediação pedagógica.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos, a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção, por parte do professor, da subjetividade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem em estudo de caso. Esta revelou como os jogos desenvolvidos com as crianças promovem o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem aos participantes o desenvolvimento de processos de reflexão sobre os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros vivenciados, aportando valor fundamental aos processos metacognitivos e metacomunicativos. Foi possível perceber que quando o professor considera a subjetividade, ele passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo. 

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Biografia do Autor

Gileade Cardoso Silva, Universidade de Brasília

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2017). Estudante da pós-graduação no curso de mestrado em Educação, no eixo de pesquisa de Educação Matemática, também na Universidade de Brasília. Tem experiência e interesse na área de Educação, com ênfase em educação matemática - aprendizagem matemática e aprendizagem lúdica. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola classe 304 Norte e também realizou estágio na educação infantil no Instituto Presbiteriano Mackenzie e atuou como professora auxiliar do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio do estágio profissional, no Colégio Marista. Além de realizar o estágio profissional obrigatório no Ensino Superior no curso de Pedagogia modalidade EaD.

Cristiano Alberto Muniz, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de lEducation - Université Paris Nord (1999). Realizou pós-doutorado (2015) na FE-UnB com projeto de pesquisa na Linha de Pesquisa: Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação, sob supervisão da profa. Dra. Albertina Mitjáns Martínez?TEF-FE-UnB, com o tema:AS CRIANÇAS QUE CALCULAVAM: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem matemática, educação matemática, formação do professor de matemática e ensino de matemática. Foi coordenador e um dos autores do Programa GESTAR de Matemática do MEC. é um dos autores do PNAIC de Matemática. Conteudista da série A Fabulosa Coleção do seu Gonçalo da TV Escola. É integrante, enquanto orientador de pesquisa, da linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática do PPGE da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Membro do GIEM - Grupo de Investigação em Educação Matemática do Departamento de Matemática da UnB. Coordena um projeto de educação integral em escola no interior de Goiás, voltado à crianças em situação de risco social.

Milene de Fátima Soares, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia (2002), com especialização em Psicopedagogia (2005) pelo Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM. Mestre em Educação (2009) pela Universidade de Brasília, UnB. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em: educação matemática - aprendizagem matemática, aprendizagem lúdica, mediação pedagógica, docência,formação de professores, Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-graduação. Educação a Distância - elaboração de material didático para EaD, planejamento, coordenação e tutoria em cursos técnicos, de capacitação, graduação e pós-graduação. Consultorias educacionais - capacitação e formação continuada de professores em educação matemática e também planejamento, execução e coordenação de cursos de capacitação e formação profissional. Atualmente, é Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB, nas modalidades presencial e a distância e da Universidade de Brasília. 

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Silva, G. C., Muniz, C. A., & Soares, M. de F. (2018). Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática. Educação Matemática Em Revista, 23(58), 93-102. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula