Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
Palavras-chave:
Subjetividade. Jogos. Aprendizagem matemática. Mediação pedagógica.Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos, a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção, por parte do professor, da subjetividade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem em estudo de caso. Esta revelou como os jogos desenvolvidos com as crianças promovem o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem aos participantes o desenvolvimento de processos de reflexão sobre os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros vivenciados, aportando valor fundamental aos processos metacognitivos e metacomunicativos. Foi possível perceber que quando o professor considera a subjetividade, ele passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo.