O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: análise de propostas desenvolvidas no Ensino Médio

Autores

  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR
  • Érika Janine Maia Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O objetivo do artigo foi o de descrever e analisar propostas de ensino de Matemática na abordagem da resolução de problemas, desenvolvidas no ensino médio, apresentadas em dissertações e teses. Como procedimento de investigação, foram adotados os pressupostos da pesquisa bibliográfica. A partir do levantamento da totalidade de pesquisas acadêmicas sobre o tema, escolheu-se analisar aquelas referentes ao mestrado profissionalizante, o que correspondeu a quatro dissertações. Os resultados mostraram que a condução das propostas de ensino de três pesquisas foi voltada ao ensinar para resolução de problemas, considerada uma forma inadequada. Apenas uma dissertação realizou a condução de sua proposta de ensino na abordagem no ensinar via resolução de problemas. Concluiu-se que não basta apenas adotar o problema como ponto de partida. É necessário evitar dar modelos aos alunos para serem seguidos ou mesmo evitar utilizar os problemas para rever conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá-UEM, campus sede em Maringá-PR

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos e formação de professores que ensinam Matemática.

Érika Janine Maia, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de MAringá, UEM-PR.

Publicado

2018-03-25

Como Citar

Proença, M. C. de, & Maia, Érika J. (2018). O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: análise de propostas desenvolvidas no Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, 23(57), 92-112. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/936

Edição

Seção

Artigos