Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática

Autores

  • Rita de Cássia Pereira Lima Centro Universitário Moura Lacerda
  • Miriam Cardoso Utsumi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Matemática, Atitudes, Formação de pedagogo.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à matemática. Trata-se de uma pesquisa exploratória que se utilizou das contribuições de Brito (1996) para a análise das atitudes de vinte e três alunas de uma IES privada do interior de São Paulo que escreveram uma redação sobre sua trajetória escolar e responderam a uma escala de atitudes em relação à Matemática. Os resultados obtidos por meio da escala evidenciaram que esse grupo possuía atitudes negativas em relação à Matemática. A análise lexical e de conteúdo das redações, com apoio do software ALCESTE, revelou que as dificuldades em relação à matéria, manifestadas no Ensino Superior, têm raízes anteriores que remetem às condições de ensino oferecidas até o momento: as alunas “aprenderam” Matemática com muito sofrimento, pela memorização, com abordagens de ensino tecnicistas. Acreditamos que, se os educadores dessa fase do ensino forem sensíveis às atitudes dos alunos, poderão contribuir para a elaboração de formas de avaliar e modificar esses contructos ainda na graduação. A aproximação de alunos de Pedagogia com a Matemática poderia favorecê-los ao lidarem com esta disciplina de maneira menos traumática e prazerosa, em relação a si mesmos e aos seus futuros alunos.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

Lima, R. de C. P., & Utsumi, M. C. (2017). Um estudo sobre as atitudes de alunas de pedagogia em relação à Matemática. Educação Matemática Em Revista, (24), p. 46-54. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/885

Edição

Seção

Artigos