O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades

Autores

  • Claudia Laus Angelo Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Fernanda de Fátima da Cruz Silva Universidade Federal de Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Parâmetros curriculares nacionais, tratamento da informação, séries iniciais

Resumo

O tratamento da informação é um dos blocos de conteúdo de matemática que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no qual estão descritas orientações didáticas para o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade nas séries iniciais. No entanto, mesmo que a proposta de incorporar estes conteúdos às séries iniciais tenha sido lançada com os PCN 1997, ainda é considerada como uma inovação. Partindo-se do pressuposto de que os conteúdos do bloco tratamento da informação só chegarão às salas de aula das séries iniciais se o professor se dispuser e estiver preparado para incorporar essas novas idéias em sua prática docente, teve-se como objetivo verificar como está acontecendo o ensino-aprendizagem de noções de estatística e probabilidade no segundo ciclo (3ª e 4ª séries) em escolas do município de Palmas – TO.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

Angelo, C. L., & Silva, F. de F. da C. (2017). O tratamento da informação nas séries iniciais: realidade e possibilidades. Educação Matemática Em Revista, (24), p. 33-39. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/883

Edição

Seção

Artigos