Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais

Autores

  • Natercia de Souza Lima Bukowitz Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Formação de professores, Oficinas de Matemática, Investigação, Números racionais, Geometria

Resumo

O artigo apresenta proposta de práticas investigativas em matemática, no curso de pedagogia, por meio da dinâmica de oficinas, imbricando pesquisa e ensino. O material proveniente de diálogos estabelecidos nas oficinas, bem como das observações de situações de estágio, suscitou questões problematizadoras, convergindo para a ação metodológica da pesquisa-ação. As oficinas relatadas visaram intervir nas concepções e práticas dos participantes em relação à compreensão e ao ensino dos números racionais. A fundamentação teórica acerca das oficinas sustentou- se em Carvalho, Pavanello e Serrazina. No que se refere ao tema dos racionais, buscou-se embasamento em Campos e D’Ambrosio e em Imenes, Jakubovic e Lellis. Repercussões positivas da proposta vêm se materializando sob a forma de projetos interdisciplinares desenvolvidos nas Escolas Municipais onde atua grande parte dos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Bukowitz, N. de S. L. (2017). Uma abordagem geométrica à compreensão dos números racionais. Educação Matemática Em Revista, (24), p. 07-15. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/880

Edição

Seção

Artigos