Avaliação na sala de aula de matemática e a constituição de Zona de Desenvolvimento Iminente

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica. Zona de Desenvolvimento Iminente. Conceitos geométricos.

Resumo

O artigo apresenta a tessitura do processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos, tendo como base fundante a concepção histórico-cultural e a avaliação como processo inerente à constituição de Zona de Desenvolvimento Iminente. Nele se ressalta a importância de uma avaliação diagnóstica e prioriza a relação dialógica de apropriação de conceitos matemáticos no contexto de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, quando estudantes, em ações colaborativas, buscam resolver problemas geométricos com o auxílio de applets. Apresenta-se como uma pesquisa de campo-qualitativa com enfoque sócio-histórico, tendo como principal resultado que a essência dos mecanismos avaliativos escolares não segue roteiros fixos e pré-estabelecidos, mas constitui-se no movimento dialético e contraditório de trocas e ações, por meio de relações dialógicas, mediadas pelo professor.

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Publicado

2018-01-21

Como Citar

Avaliação na sala de aula de matemática e a constituição de Zona de Desenvolvimento Iminente. (2018). Educação Matemática Em Revista, 22(56), 246-260. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/870

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática