Situações de Comparação Multiplicativa: O que Alunos de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental Demonstram Saber?
Resumo
Analisar as estratégias dos alunos ao resolverem problemas de matemática é uma ação importante para a avaliação de possíveis dificuldades e avanços que eles possam apresentar. Este trabalho objetivou analisar o desempenho e as estratégias de alunos de 4º e 5º anos, do Ensino Fundamental, na resolução de problemas de comparação multiplicativa. Utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais, com enfoque quali e quantitativo, e analisou-se o teste diagnóstico, contendo três problemas de comparação multiplicativa de 114 alunos, do 4° e 5° ano, de uma Escola Pública de Fortaleza-Ceará, apresentando baixo desempenho nas situações de comparação multiplicativa. Dentre as estratégias utilizadas pelos estudantes, verificou-se a presença de três sistemas: Agrupamentos, Contagem e Algoritmo. Os resultados revelaram que ainda há uma necessidade de investimento na formação de professores de matemática, no sentido de possibilitar aos alunos uma variedade de situações que ampliem o campo conceitual multiplicativo.