Avaliação em Matemática para além da sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Neuroepistemologia, Sala de aula de Matemática

Resumo

Este ensaio teórico discute as avaliações que são aplicadas na sala de aula de Matemática. Para isso, partiu-se de quem está ensinando e quem está aprendendo, sob a ótica das ciências neurológicas ou neurociências cognitivas. Esse olhar levou os pesquisadores ao campo da neuroepistemologia. Como norte da pesquisa, tiveram-se os trabalhos de Edelman, em que o autor propõe que o cérebro é selecionista e não instrucionista, o que acarretaria em avaliações personalizadas ou individualizadas. Entender como o cérebro forma o conhecimento fornece informações para entender como os alunos aprendem e terá incidência sobre o modo de avaliar. Para adentrar a sala de aula, buscou-se algumas pesquisas que apontam para uma construção particular do objeto que se estuda, o que acarreta em diferentes formas de apresentar os resultados em uma atividade ou em uma avaliação, mediante ao saber em jogo no cenário didático. Assim sendo, o estudo leva a crer que as correções das avaliações devem ser individualizadas; que os docentes devem examinar tanto os erros como os acertos dos alunos para estabelecer categorias e, assim, ter subsídios para o planejamento de aulas de reforço e outras atividades. 

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Biografia do Autor

Alvino Moser, Centro Universitário Internacional UNINTER

Concluiu o pós-doutorado em Lógica Deôntica e Jurídica (1985), o doutorado em Ética (1973), o mestrado em Epistemologia (1970) e a graduação em Filosofia (1969) pela Université Catholique de Louvain. Também é graduado em Química (1963) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional UNINTER, no qual leciona Fundamentos Epistemológicos da Mediação Tecnológica.

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Didática dos Conteúdos Específicos Voltada para a Convivência com o Semiárido e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Fenômenos Didáticos. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Moser, A., & de Menezes, M. B. (2018). Avaliação em Matemática para além da sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 57-72. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/856

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática