Alguns Apontamentos sobre a Avaliação no Curso de Licenciatura em Matemática a partir de uma Experiência

Palavras-chave:

Avaliação. Licenciatura em Matemática. Formação de Professores.

Resumo

Partindo da premissa de que os processos avaliativos pelos quais passam os futuros professores influenciam o seu modo de avaliar, quando docentes, o presente artigo objetiva discutir uma experiência em avaliação na disciplina de Introdução à Lógica, ministrada no curso de Licenciatura em Matemática, e compreendê-la como um instrumento orientador da atividade de ensino e de aprendizagem. Para isso, este trabalho discute a avaliação desenvolvida a partir das percepções de 18 estudantes que responderam a um questionário. Os resultados trazem indícios da possível relação da melhoria da aprendizagem com o modo de organização da disciplina e, em especial, da avaliação. Assim, oportunizar momentos de discussões coletivas durante as aulas e antes da prova escrita, incentivar diferentes formas de desenvolver e expressar situações-problema relativas ao conteúdo estudado e deixar claro aos alunos em que se constituirá a prova escrita são encaminhamentos possíveis para a constituição de uma avaliação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Alguns Apontamentos sobre a Avaliação no Curso de Licenciatura em Matemática a partir de uma Experiência. (2018). Educação Matemática Em Revista, 22(56), 289-303. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/851

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática