Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem

Autores

  • Domício Magalhães Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de avaliação formativa, numa perspectiva sociocognitivista para, então, discorrer mais detidamente sobre a diversificação dos instrumentos avaliativos num processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Antes, traz-se uma reflexão sobre o pensamento de uma professora de Matemática acerca dos instrumentos de avaliação em sua prática avaliativa. Revelam-se os movimentos da área da Educação Matemática, visando dar um caráter formativo à avaliação, deslocando seu foco da exclusão para a inclusão. Destacam-se dois instrumentos avaliativos que consideram a aplicabilidade do desenvolvimento da metacognição no processo da aprendizagem em Matemática, apresentando algumas práticas de seu uso. Espera-se contribuir com o processo ensino-aprendizagem ao propor a integração da avaliação nesse processo.

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Biografia do Autor

Domício Magalhães Maciel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Prof. Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Doutorando em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” - Rio Claro (UNESP/RC).

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Maciel, D. M. (2018). Avaliação Formativa e os Instrumentos Metacognitivos de Avaliação em Educação Matemática: uma ajuda efetiva ao ensino e à aprendizagem. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 39-56. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/847

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática