Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1

Autores

  • Wescley Well Vicente Bezerra Universidade de Brasília
  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Avaliação para as aprendizagens, Feedback, Ensino de Cálculo

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa qualitativa inspirada nos princípios da pesquisa-ação com o objetivo de analisar as contribuições do feedback para o processo de aprendizagem dos estudantes a partir do trabalho com o conteúdo de limites de funções de uma variável real, em uma turma de Cálculo 1, na Universidade de Brasília. Nesse contexto, utilizou-se uma prova como instrumento avaliativo e trabalhou-se com feedbacks escritos e orais e com a autoavaliação dos alunos. Esse processo avaliativo pretendeu romper com o uso de provas numa perspectiva de exames, buscando o desenvolvimento da autorregulação das aprendizagens por parte dos alunos. Os resultados sugerem que o uso dos feedbacks proporcionou melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wescley Well Vicente Bezerra, Universidade de Brasília

Faculdade UnB Planaltina - FUP

 

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília

Faculdade de Educação da UnB

Lotação: Departamento de Planejamento e Administração

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Vicente Bezerra, W. W., & Gontijo, C. H. (2018). Avaliação para as aprendizagens: uma abordagem a partir do trabalho com limites de funções reais num curso de Cálculo 1. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 261-276. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/833

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática