Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais

Autores

  • Elsa Barbosa Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
  • António Borralho Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
  • Isabel Lucena Instituto de Educação Matemática e Científica-UFPA, Belém-PA

Palavras-chave:

Avaliação das Aprendizagens, Práticas de Avaliação, Educação Básica, Matemática

Resumo

Recentemente, as investigações têm vindo a destacar a importância da avaliação na melhoria das aprendizagens. No entanto, a maioria dos sistemas educativos continua a apresentar dificuldade em implementar uma avaliação verdadeiramente formativa. É, assim, fundamental reforçar a investigação empírica nas escolas e nas salas de aula (BLACK; WILIAM, 2006; FERNANDES, 2008a). Com esta investigação, pretendeu-se compreender as relações entre as práticas de ensino, de avaliação, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso escolar. O que se retrata, neste artigo, está focado na caracterização das práticas avaliativas que ocorrem dentro das salas de aula quando os professores abordam a Matemática. Desta forma, e tendo em conta os resultados obtidos, espera-se contribuir para uma maior compreensão da avaliação das aprendizagens no ensino básico/fundamental e, nesse sentido, os achados da pesquisa contribuirão para a produção de conhecimento e para a reflexão teórica numa área que tem sido claramente negligenciada pela investigação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Barbosa, E., Borralho, A., & Lucena, I. (2018). Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 109-124. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/832

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática