Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio.

Autores

  • Luciana Vanessa Almeida Almeida Buranello Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos e UNESP Bauru
  • Jair Lopes Junior Unesp - Bauru

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Sequência Didática, Função Afim, Instrumento de Avaliação, Intervenção.

Resumo

A presente pesquisa busca, por meio de uma abordagem fenomenológica hermenêutica, responder à interrogação: quais são as possibilidades de realizar uma avaliação formativa quando se ensina função afim no primeiro ano do ensino médio, considerando como instrumento avaliativo uma sequência didática? Tendo como participantes uma professora pesquisadora e 38 alunos do primeiro ano do ensino médio matriculados em instituição pública federal, foi possível verificar, por meio da aplicação de uma sequência didática, que versou sobre o conteúdo função afim, e da projeção de um banner com as ideias fundamentais elegidas pelos alunos, que a avaliação formativa pode ser viabilizada por meio de uma sequência didática flexível, o que possibilita intervenções imediatas por parte da professora pesquisadora, assim como promove uma avaliação que esteja a serviço da aprendizagem dos alunos.   

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Vanessa Almeida Almeida Buranello, Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos e UNESP Bauru

Atuou como Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógica da Diretoria de Ensino - Região de Penápolis na disciplina de Matemática. Experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas matemáticos, professores de matemática, educação matemática, politicas públicas e consequências das mesmas nas aulas de matemática. Professora de Metodologia, Conteúdos e Práticas de Matemática do Ensino Fundamental ciclo I; (com supervisão de estágio curricular) e deAvaliação Escolar e de Sistemas do curso de pedagogia da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE). coordenadora do curso de Pedagogia da FUNEPE. Doutora pela UNESP de Bauru em Educação para Ciência, com pesquisa na área de ensino de matemática. Atualmente é professora - dedicação exclusiva - do Instituto Federal do Sul de Minas - campus Passos. Pós-doutorado em Educação para Ciência em andamento (UNESP - Bauru) 

Jair Lopes Junior, Unesp - Bauru

possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, área de concentração Desenvolvimento e Aprendizagem e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, área de concentração em Ensino de Ciências, ambos localizados na UNESP/Faculdade de Ciências - Campus Bauru. É docente colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), bem como junto ao Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e de orientação acadêmica relacionadas com o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares da Educação Básica, bem como sobre processos comportamentais constituintes de competências e de habilidades designadas em matrizes de referência de sistemas de avaliação educacional em larga escala

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Almeida Buranello, L. V. A., & Lopes Junior, J. (2018). Avaliação Formativa e as Sequências Didáticas: uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Função Afim no 1º ano do Ensino Médio. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 176-192. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/827

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática