Avaliação formativa em uma disciplina a distância e a integração de tecnologias digitais nas regulações de aprendizagem matemática

Autores

  • Matheus Couto de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Autorregulação, Virtual Math Teams, Prática de avaliação de matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como uma prática de avaliação formativa, utilizando tecnologias digitais de forma integrada, favoreceu processos de regulação da aprendizagem. O texto é um recorte de uma pesquisa em que foi investigada uma prática avaliativa em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática a distância, em que se identificou potencialidades de regulação da aprendizagem em ações da disciplina, ao integrar o uso de diferentes tecnologias digitais nas atividades propostas. Os dados para análise foram obtidos a partir dos registros das interações dos participantes da pesquisa nos espaços de avaliação que foram utilizados na disciplina, em um ambiente virtual de aprendizagem, criado na plataforma Moodle, articulado com o VMT (Virtual Math Teams) e com a utilização do Hangout. A integração dessas tecnologias digitais na prática de avaliação da disciplina favoreceu regulações da aprendizagem, a partir de uma proposta de avaliação formativa. 

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Publicado

2018-01-21

Como Citar

Oliveira, M. C. de, & Scherer, S. (2018). Avaliação formativa em uma disciplina a distância e a integração de tecnologias digitais nas regulações de aprendizagem matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 304-318. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/823

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática