O diálogo como elemento motivador de uma prática de ensino voltada ao processo investigativo
Palavras-chave:
Etnomatemática. Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Análise Textual Discursiva.Resumo
O presente estudo tem por objetivo promover a discussão sobre como uma ação, voltada à Etnomatemática e desenvolvida com jovens e adultos, pode contemplar práticas de ensino que primam pela investigação num processo dialógico. A pesquisa foi desenvolvida no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diálogo com a Educação Popular. Nesse sentido, o estudo está balizado pela proposta da pesquisa social e tem como abordagem a pesquisa qualitativa, pois entende-se que a ação deste trabalho está fundamentada na observação e na interpretação do fenômeno investigado. Como metodologia de análise das informações produzidas, utiliza-se o método da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam o diálogo como elemento motivador do processo de ensino na perspectiva da Etnomatemática. Assim, percebeu-se que a prática do diálogo possibilita que o ambiente escolar se configure como um espaço que prima pela educação humanizadora.