O diálogo como elemento motivador de uma prática de ensino voltada ao processo investigativo

Autores

  • Vanessa Silva da Luz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Etnomatemática. Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Análise Textual Discursiva.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo promover a discussão sobre como uma ação, voltada à Etnomatemática e desenvolvida com jovens e adultos, pode contemplar práticas de ensino que primam pela investigação num processo dialógico. A pesquisa foi desenvolvida no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diálogo com a Educação Popular. Nesse sentido, o estudo está balizado pela proposta da pesquisa social e tem como abordagem a pesquisa qualitativa, pois entende-se que a ação deste trabalho está fundamentada na observação e na interpretação do fenômeno investigado. Como metodologia de análise das informações produzidas, utiliza-se o método da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam o diálogo como elemento motivador do processo de ensino na perspectiva da Etnomatemática. Assim, percebeu-se que a prática do diálogo possibilita que o ambiente escolar se configure como um espaço que prima pela educação humanizadora.

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Publicado

2017-10-23

Como Citar

Luz, V. S. da, & Machado, C. C. (2017). O diálogo como elemento motivador de uma prática de ensino voltada ao processo investigativo. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 110-124. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/821

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula