A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas

Autores

  • Nilton Cezar Ferreira Instituto Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-9766-4254
  • Luciano Duarte Silva Instituto Federal de Goiás
  • Márcio Urel Rodrigues UNEMAT – Barra do Bugres/MT

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Formação Inicial de Professores de Matemática.

Resumo

Este trabalho buscou evidenciar aspectos relacionados ao processo de avaliação, ocorridos durante uma investigação em sala de aula, do primeiro autor deste artigo, promovidos pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa investigação foi desenvolvida em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. A pesquisa inicial teve como objetivo discutir as contribuições que a disciplina Álgebra II (em que se trabalham as teorias de Grupos, Anéis e Corpos, dentre outras) poderia dar à formação inicial de professores de Matemática. No presente trabalho, com a ajuda de dois outros pesquisadores, segundo e terceiro autores deste, os dados coletados foram retomados para uma nova análise, desta vez, com este novo propósito – uma discussão dos aspectos de avaliação evidenciados, levando-se em consideração alguns princípios e conceitos pré-estabelecidos e a metodologia de ensino utilizada durante a coleta dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Cezar Ferreira, Instituto Federal de Goiás

Professor Doutor em  Educação Matemática. Atua no Ensino de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado).

Luciano Duarte Silva, Instituto Federal de Goiás

Professor Doutor em  Educação Matemática. Atua no Ensino de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado).

Márcio Urel Rodrigues, UNEMAT – Barra do Bugres/MT

Professor Doutor em Educação Matemática. Atua na área de ensino de Graduação e Pós-Graduação.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Ferreira, N. C., Silva, L. D., & Rodrigues, M. U. (2018). A Avaliação como parte integrante do processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 319-333. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/820

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática