Análise de uma primeira experiência com a prova em fases: reflexões na, sobre e sobre a reflexão na prática avaliativa

Autores

  • André Luis Trevisan UTFPR, Londrina.
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha UTFPR - Londrina
  • Nadia Daniella Domingues SEED - PR

Palavras-chave:

Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem escolar. Reflexão sobre a própria prática avaliativa.

Resumo

Pretende-se, neste texto, apresentar e analisar as escolhas feitas por uma professora-pesquisadora, mediadas pelas intervenções do professor orientador em sua primeira experiência envolvendo a utilização de um instrumento diferenciado de avaliação, uma prova em fases, nos vários momentos desencadeados por esse percurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual o olhar dos investigadores resulta da recolha de dados obtidos a partir da experiência com a utilização da prova em fases, numa perspectiva de refletir a respeito da avaliação como uma prática de investigação. Como resultados dessa análise, são pontuados elementos evidenciados na reflexão na prática avaliativa (sensação de frustação da professora-pesquisadora), sobre a prática avaliativa (busca conjunta de uma solução) e sobre a reflexão na prática avaliativa (reelaboração conjunta da prática pedagógica subjacente) como promissores para o processo de reelaboração dessa prática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, UTFPR, Londrina.

Professor do Dep. de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, UTFPR - Londrina

Doutora em Educação. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Londrina/PR, e dos Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, da mesma instituição

Nadia Daniella Domingues, SEED - PR

Graduada em Administração com Formação Pedagógica em Matemática. Docente da Educação Básica, Tamarana/PR.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Trevisan, A. L., Rocha, Z. de F. D. C., & Domingues, N. D. (2018). Análise de uma primeira experiência com a prova em fases: reflexões na, sobre e sobre a reflexão na prática avaliativa. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 212-229. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/797

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática