Análise de uma primeira experiência com a prova em fases: reflexões na, sobre e sobre a reflexão na prática avaliativa
Palavras-chave:
Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem escolar. Reflexão sobre a própria prática avaliativa.Resumo
Pretende-se, neste texto, apresentar e analisar as escolhas feitas por uma professora-pesquisadora, mediadas pelas intervenções do professor orientador em sua primeira experiência envolvendo a utilização de um instrumento diferenciado de avaliação, uma prova em fases, nos vários momentos desencadeados por esse percurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual o olhar dos investigadores resulta da recolha de dados obtidos a partir da experiência com a utilização da prova em fases, numa perspectiva de refletir a respeito da avaliação como uma prática de investigação. Como resultados dessa análise, são pontuados elementos evidenciados na reflexão na prática avaliativa (sensação de frustação da professora-pesquisadora), sobre a prática avaliativa (busca conjunta de uma solução) e sobre a reflexão na prática avaliativa (reelaboração conjunta da prática pedagógica subjacente) como promissores para o processo de reelaboração dessa prática.