Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula

Autores

  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória (Unespar)

Resumo

Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Basniak, M. I. (2018). Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 350-361. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática