Representações Sociais de Estudante Cego Aprender Matemática por Professores de Matemática

Autores

  • Evanilson Landim Universidade Federal de Pernambuco | UFPE - Campus Recife universidade de Pernambuco | UPE - Campus Petrolina
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco | UFPE - Campus Recife
  • Wilma Pastor de Andrade Souza Universidade Federal de Pernambuco | UFPE - Campus Recife

Resumo

Este estudo é parte de uma tese de doutorado, que está sendo desenvolvida pelos autores no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco. Neste artigo, têm-se como objetivo identificar as representações sociais de estudante cego aprender Matemática por professores de Matemática. Participaram da pesquisa 53 professores de Matemática que responderam a um questionário de associação livre. Para a análise dos resultados, utilizou-se o ambiente virtual openEvoc e o software Trideux. Os resultados indicam que os participantes revelam que a aprendizagem de conceitos matemáticos pelos estudantes cegos é uma conquista que exige a superação de desafios e a persistência para manterem-se com êxito na escola. Sobre a atuação docente, os participantes indicam que é necessário o uso de métodos específicos para assegurar a aprendizagem desses estudantes e enfatizam que tal trabalho é um desafio possível, permeado de dificuldades e que exige permanente acompanhamento pedagógico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilson Landim, Universidade Federal de Pernambuco | UFPE - Campus Recife universidade de Pernambuco | UPE - Campus Petrolina

Doutorando em Educação pela UFPE; Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE; Professor Assistente do Colegiado da Licenciatura em Matemática UPE Campus Petrolina.

Lícia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco | UFPE - Campus Recife

Doutora em Sciences de L’education pela Université de Paris V; Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco; Recife – PE

Wilma Pastor de Andrade Souza, Universidade Federal de Pernambuco | UFPE - Campus Recife

Doutora em Linguística pela UFPB; Professora Adjunta da UFPE; Recife – PE

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Landim, E., Maia, L. de S. L., & Souza, W. P. de A. (2017). Representações Sociais de Estudante Cego Aprender Matemática por Professores de Matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 67-80. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/772

Edição

Seção

Artigos