Números Complexos: interação e aprendizagem

Palavras-chave:

Objeto de aprendizagem. Números Complexos. Aprendizagem Significativa. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo apresenta um objeto de aprendizagem (OA), denominado Números Complexos: interação e aprendizagem, que foi construído durante o mestrado profissional. O OA tem o objetivo de desenvolver uma aprendizagem ativa e significativa, por meio de interações com aplicativos desenvolvidos no GeoGebra, que estão disponíveis em http://matematicacomplexa.hol.es/. Por meio dos aplicativos, apresentam-se os números complexos numa perspectiva geométrica, diferente da abordagem algébrica que é proposta pelos livros didáticos. Os públicos alvos desse recurso são os professores e os estudantes do Ensino Médio. A teoria de David Ausubel, de aprendizagem significativa, fundamentou a construção do OA, que propõe também promover o estudante como sujeito ativo, por meio da sua interação nos aplicativos do Geogebra, momentos de reflexão e, consequentemente, a construção da sua aprendizagem. Este artigo apresenta os dez ambientes de aprendizagens desenvolvidos no OA, pensados e criados conforme as necessidades e a diversidade de estudantes que estão presentes nas escolas. O OA já aplicado e analisado propiciou trocas de conhecimentos entre os estudantes, principalmente durante as interações no GeoGebra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Números Complexos: interação e aprendizagem. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(55), 139-151. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/764

Edição

Seção

Atividades para Sala de Aula