Avaliação Formativa e a Prática de Provas: uma análise das concepções de professores de matemática

Autores

Palavras-chave:

Avaliação em Matemática. Formação de Professores. Correção de Provas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de avaliação e de prática de provas em matemática e, assim, refletir sobre as possibilidades do uso de tal prática para uma avaliação formativa. Foram analisadas as respostas de 16 (dezesseis) professores de matemática da rede pública, obtidas por meio da aplicação de um questionário, que possibilitaram três sessões de análises referentes aos seguintes aspectos: a) concepção de avaliação, b) planejamento e preparação da prova e c) os critérios utilizados na avaliação e correção de provas.  O resultado da análise aponta que, em geral, as concepções dos professores se aproximam de uma ideia de avaliação de resultados e não de um processo aliado ao ensino. A prova é criticada, mas de modo superficial, já que os participantes não vislumbram a possibilidade de utilizá-la em uma avaliação formativa. Isso indica a necessidade de trabalhar, na formação dos professores de matemática, a análise de erros e a construção de conceitos em matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)

Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2012)e em licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006). Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atuante na área de Educação Matemática, nos seguintes temas: Ensino da Matemática, Linguagem Matemática, Wittgenstein, Epistemologia do Uso, Educação do Campo e Formação Docente. 

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Teixeira Junior, V. P., & Silva, F. H. S. da. (2017). Avaliação Formativa e a Prática de Provas: uma análise das concepções de professores de matemática. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 40-59. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/758

Edição

Seção

Artigos