A interface entre a Educação Especial e Educação Matemática: a inclusão de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental.

Autores

  • Jessica de Brito Moro Professora da Escola Rotary de Educação Especial "Ângelo Passeri" (Apae - São Carlos)
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Professor adjunto, nível IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.
  • Márcia Duarte Galvani Atualmente, é professora Adjunta 3 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar)

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação Matemática. Educação Especial.

Resumo

Este estudo consiste em refletir sobre as possibilidades da utilização de estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem para um estudante com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), no âmbito das disciplinas de Ciências e Matemática. Geralmente, uma pessoa com TDAH tem características como desatenção, inquietude, baixa autoestima e impulsividade que podem causar o insucesso escolar. Esta proposta faz parte das atividades que foram desenvolvidas no ano de 2012, sob o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – UFSCar, que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo teve como referência a abordagem qualitativa. Através deste trabalho, verificamos que, a colaboração entre a Educação Matemática e a Educação Especial facilitou a participação do estudante durante as atividades escolares, considerando as suas necessidades específicas, assim como, promoveu a sua inserção no espaço educacional, priorizando os seus interesses no que diz respeito à Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica de Brito Moro, Professora da Escola Rotary de Educação Especial "Ângelo Passeri" (Apae - São Carlos)

Educadora Especial formada pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação com Ênfase em Educação Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora da Escola Rotary de Educação Especial "Ângelo Passeri" (Apae - São Carlos)

 

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Professor adjunto, nível IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006).

Atualmente é professor adjunto, nível IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Márcia Duarte Galvani, Atualmente, é professora Adjunta 3 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar)

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). 

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Moro, J. de B., Campos, J. A. de P. P., & Galvani, M. D. (2017). A interface entre a Educação Especial e Educação Matemática: a inclusão de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 32-39. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/745

Edição

Seção

Artigos