Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano

Autores

  • VALDENI SOLIANI FRANCO Universidade Estadual de Maringá
  • Flávia Cheroni da Silva Brita Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá
  • Veridiana Rezende Universidade de Estado do Paraná - Unespar - Campo Mourão

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais.

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Biografia do Autor

VALDENI SOLIANI FRANCO, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemática e Computação - ICMC/USP-São Carlos - (1979), mestrado em Matemática pelo ICMC/USP-São Carlos (1986) e doutorado em Matemática pelo ICMC/USP-São Carlos (1998). Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, vinculados à Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em recursos didáticos e midiáticos. Líder do grupo: Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria (GPEG).

Flávia Cheroni da Silva Brita, Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1999). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática . É professora da rede estadual de ensino do estado do Paraná( desde 1997) . Tem experiência profissional em Ensino à Distância pela Faculdade Eficaz ( 2014) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá - CESUMAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. Autora de livros sobre ensino de matemática segundo a perspectiva da epistemologia genética e sobre o ensino de matemática para surdos. É revisora dos seguintes periódicos: Zetétikè (Unicamp); Acta Scienciarum (UEM); RBEP (INEP); EMR: Educação Matemática em revista (SBEM); Ensaio: pesquisa em educação em ciências (UFMG); Psicologia em Estudo (UEM); Schème (UNESP); Práxis (UEPG); Em Teia(UFPE), Teoria e Prática da Educação (UEM) e RPEM (Unespar). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEME: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar (UEM); GEPEGE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação (UNESP / Marília); Grupo Filosofia e Epistemologia Genética (GFEG) da UNESP ; GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (UNESPAR); membro do GEPEMCAM: Grupo de Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (UNESPAR); GT1: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 14 anos e membro fundadora do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)

Veridiana Rezende, Universidade de Estado do Paraná - Unespar - Campo Mourão

Doutora pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da Universidade Estadual de Maringá, com estágio de doutorado na Universidade Charles de Gaulle - Lille 3 na França (2013). Possui graduação (2003) e Mestrado (2005) em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão, onde é chefe da Seção de Pesquisa e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar - NUPEM, setor responsável pela Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior e Iniciação Científica do Ensino Médio. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão - GEPEMCAM, 1ª Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná (SBEM - PR), e Vice-Coordenadora do GT14 - Didática da Matemática da SBEM.

Publicado

2017-07-21

Como Citar

FRANCO, V. S., Brita, F. C. da S., Nogueira, C. M. I., & Rezende, V. (2017). Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 56-66. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740

Edição

Seção

Artigos