Perspectivas curriculares para o trabalho com a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Estado do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3966

Palavras-chave:

Matemática, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Amazonense

Resumo

O artigo é orientado pelo objetivo de analisar a elaboração do documento curricular de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental do estado do Amazonas, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como identificar convergências e divergências entre ambos os documentos. No texto, o currículo é problematizado como instrumento de transformação social. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tendo o Referencial Curricular Amazonense (RCA) e a BNCC como fontes de análise. Os resultados indicam que a BNCC e o RCA apresentam convergências nas concepções do estudante como sujeito histórico-cultural, capaz de fazer induções e conjecturas. No entanto, o RCA contém fragilidades e requer aprofundamento, no que concerne às ideias fundamentais para o trabalho com o componente curricular de Matemática, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2024-06-08

Como Citar

Almeida, S. P. N. de C. e, & Curi, E. (2024). Perspectivas curriculares para o trabalho com a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Estado do Amazonas. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3966