Discussões sobre a representação da tabuada da multiplicação que emergiram em uma formação continuada com professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3957

Palavras-chave:

Tabuada da multiplicação, Formação continuada, Professor de matemática

Resumo

Este artigo está relacionado a uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) campus Alegre. Durante a pesquisa, foi realizado um curso de formação continuada no viés de ensino de matemática com 13 professores de matemática. No decorrer dos encontros, os participantes relataram a dificuldade de seus alunos em compreender a propriedade comutativa da multiplicação. Dessa forma, foram oportunizadas discussões e reflexões referentes à representação da tabuada da multiplicação. Assim, o objetivo deste trabalho, de abordagem qualitativa, é apresentar considerações que surgiram dessas discussões, assim como pensar sobre uma formação continuada com professores. Ao fim das análises, constataram-se a importância da utilização da ideia de adição de parcelas iguais no ensino da tabuada e a relevância da articulação da aritmética no ensino de álgebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2007.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, Porto: Porto Editora. 1994.

BONJORNO, José Roberto; AZENHA, Regina; GUSMÃO, Tânia. Girassol: Saberes e Fazeres do Campo 5.º ano Ensino Fundamental Anos Iniciais Matemática. Editora FTD, São Paulo, 2013.

CAMPOS, Mylena Simões; GUALANDI, Jorge Henrique. A Generalização de Padrões Matemáticos com Estudantes do 7.º ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-15, 2 set. 2023.

CENTURIÓN, Marília; LA SCALA, Júnia; RODRIGUES, Arnaldo. Porta Aberta: Alfabetização Matemática 3.º Ensino Fundamental Anos Iniciais Matemática. Editora FTD, São Paulo, 2013.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antonio. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Revista Quadrimestral Pro-Posições. Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, v. 4, n. 1, p. 79-91, mar. 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644384/11808. Acesso em: 17 abr. 2024.

GUALANDI, Jorge Henrique. Os reflexos de uma formação continuada na prática profissional de professores que ensinam matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22510. Acesso em: 3 jul. 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Matin; DE OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7146564. Acesso em: 2 jul. 2024.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética a álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

LONGEN, Adilson. Alfabetização Matemática: 2.º ano Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora do Brasil, São Paulo, 2014.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las culturas contemporáneas, v. 23, n. 3, p. 161-190, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/316/31652406009/31652406009.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.

PONTE, João Pedro da. Da formação ao desenvolvimento profissional. ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (PROFMAT) 98., Guimarães (Portugal). ACTAS do Profmat. Lisboa: APM, 1998. p. 27-44. (Conferência plenária).

PONTE, João Pedro da. Formação dos professores de Matemática: Perspectivas atuais. In: PONTE, João Pedro da (ed.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 343-358. E-book. Disponível em: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-profissionais-dos-professores-de-matematica. Acesso em: 19 fev. 2024.

RIPOLL, Cydara; RANGEL, Leticia; GIRALDO, Victor. Livro do professor de Matemática na Educação Básica: números naturais. v. 1. Rio de Janeiro: SBM, 2015.

TIROLI, Luiz Gustavo; JESUS, Adriana Regina de. Tensões e embates na formação docente: perspectivas históricas e análise crítica da BNC-Formação e BNC-Formação continuada. Olhar de professor, v. 25, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20732. Acesso em: 2 jul. 2024.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis. In: As ideias da álgebra. Org.: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (Trad.: DOMINGUES, Hygino) - São Paulo: Atual, 1994.

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Scorziello Feitosa da Silva, L., & Gualandi, J. H. (2024). Discussões sobre a representação da tabuada da multiplicação que emergiram em uma formação continuada com professores. Educação Matemática Em Revista, 29(84), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3957