Expectativas dos Futuros Professores de Matemática em Relação aos Tutores
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3492Palavras-chave:
Futuros professores, Tutor, Aprendizagem da docência, Estágio pedagógicoResumo
Neste artigo discorremos sobre características dos tutores desejadas por futuros professores de Matemática. O objetivo da pesquisa foi identificar expectativas dos futuros professores de Matemática em relação às características dos tutores durante o processo formativo. Coletamos dados por meio de entrevistas realizadas com oito futuros professores de Matemática, em formação inicial, que frequentavam o estágio pedagógico em Ensino de Matemática, que é uma das atividades curriculares do 4º ano do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática de uma Universidade moçambicana. A análise de dados partiu de uma codificação centrada na interpretação dos indicadores empíricos, passou por uma construção de novos códigos que, posteriormente, foram agregados em categorias. Dos resultados, destacamos que os futuros professores de Matemática possuem expectativas com relação aos tutores, preferindo que sejam considerados ‘colegas’ de profissão e que possuam as seguintes características: predisposição para comunicação, predisposição de um anfitrião e predisposição para ensinar e aprender.
Downloads
Referências
ADU, Philip. A step-by-step guide to qualitative data coding. New York: Routledge, 2019.
AMBROSETTI, Angelina. Mentoring and Learning to Teach: What do Pre-service Teachers Expect to Learn from their Mentor Teachers? The International Journal of Learning: Annual Review, Illinois v. 17, n. 9, p. 117-132, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.18848/1447-9494/CGP/v17i09/47254. Acesso em: 13 jul. 2022.
ARAÚJO, Roberta Negrão de; PASSOS, Angela Meneghello; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do PIBID. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 4, p. 601-618, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3037/2527. Acesso em: 12 jul. 2022.
BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46551/emd.e202035. Acesso em: 12 jul. 2022.
CRESWELL, John W.; POTH, Cheryl N. Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing Among Five Approaches. 4. ed. United States of America: SAGE Publications Inc., 2018.
GARZA, Ruben; DUCHAINE, Ellen L.; REYNOSA, Raymond. A year in the mentor’s classroom: Perceptions of secondary preservice teachers in high-need schools. International Journal of Mentoring and Coaching in Education, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 219-236, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJMCE-07-2013-0044. Acesso em: 14 jul. 2022.
IZADINIA, Mahsa. A closer look at the role of mentor teachers in shaping preservice teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 52, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0742051X15001171. Acesso em: 12 jul. 2022.
IZADINIA, Mahsa. From Swan to Ugly Duckling? Mentoring Dynamics and Preservice Teachers’ Readiness to Teach. Australian Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 42, n. 7, p. 66-83, 2017a. Disponível em: https://doi.org/10.14221/ajte.2017v42n7.5. Acesso em: 14 jul. 2022.
IZADINIA, Mahsa. Mentor Teachers. Contributions to the Development of Preservice Teachers’ Identity. In: SCHUTZ, Paul A.; HONG, Ji; FRANCIS, Dionne Cross. (Ed.). Research on Teacher Identity: Mapping Challenges and Innovations. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 109-119. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-93836-3. Acesso em: 12 jul. 2022.
IZADINIA, Mahsa. Pre-service teachers’ use of metaphors for mentoring relationships. Journal of Education for Teaching, [S. l.], v. 43, n. 5, p. 506-519, 2017b. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02607476.2017.1355085. Acesso em: 14 jul. 2022.
MILES, Matthew B.; HUBERMAN, Michael; SALDAÑA, Johnny. Qualitative data analysis: A methods sourcebook. 3. ed. Thousand Oaks, California: SAGE Publications Inc., 2014.
MOÇAMBIQUE. Universidade Pedagógica. Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática. Maputo: UP, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.