O uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas: um relato envolvendo desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3451Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Folhetim, Formação de professores de Matemática, Práticas para a sala de aulaResumo
O artigo apresenta uma ação realizada pela regional RS da SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestral no qual são propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins, conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises, conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.
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