Ensino de área de triângulo via resolução de problemas: uma experiência baseada nas cinco ações do EAMvRP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3311

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Resolução de problemas, Geometria, Conceito de área

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino sobre a área de triângulo, sob o viés do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP), pautada nas cinco ações de Proença (2018). O estudo foi desenvolvido no contexto da pandemia de Covid-19, no ano de 2021, por intermédio do modelo híbrido de ensino, com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de um Colégio público do Norte do Paraná. Para a coleta de dados, utilizamos os registros dos alunos, feitos no caderno, bem como as gravações audiovisuais da participação dos grupos de alunos cujas aulas foram ministradas via Google Meet. Já a análise dos dados se desenvolveu por meio das enunciações produzidas no processo de resolução de problemas. A implementação revelou que abordar em sala de aula as cinco ações e segui-las propondo uma situação de matemática que se torne um problema para os alunos, abrindo espaço para que eles criem estratégias de resolução, permite que o professor atue como observador, incentivador e direcionador da aprendizagem. Além disso, permite que, durante e ao final das cinco ações, os alunos relacionem seus conhecimentos prévios ao novo conteúdo.

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Publicado

2023-09-02

Como Citar

Rozario, T. A., & Carlos de Proença, M. . (2023). Ensino de área de triângulo via resolução de problemas: uma experiência baseada nas cinco ações do EAMvRP. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3311

Edição

Seção

Relatos de Experiência