Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204

Palavras-chave:

Educação Matemática, Altas habilidades/superdotação, Inclusão, Pesquisa

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área.

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Biografia do Autor

Weberson Campos Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas - CET, Anápolis) (2008). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF desde 2013 com experiência no Atendimento Educacional Especializado - AEE, atuando como professor-tutor em Sala de Recursos para alunos com Altas Habilidades/Superdotação na área de Matemática/Ciências da Natureza. É membro do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM -UnB". É membro do GT-13 "Diferença, Inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Educação pelo ProPEd (UERJ/2020); Doutor em Educação Matemática
– PUCSP (2012), com Estágio Doutoral pela Universidade do Minho (UMINHO/PT);
Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática –
UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP
(1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor da Universidade
de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da
Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE,
Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação
Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação
profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de
professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação
Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado
a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência
de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de
forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação
para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em
Educação Matemática – DIEM.

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Campos Ferreira, W., & Moreira, G. E. (2023). Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019). Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-21. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204