Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204Palavras-chave:
Educação Matemática, Altas habilidades/superdotação, Inclusão, PesquisaResumo
Este artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área.
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